Entenda sobre a camada de dispersão dos géis
- Marcelo Oliveira
- 14 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Esse assunto é super comentado entre as Nail Designers, já que mesmo conseguindo fazer um formato perfeito, na esmaltação impecável e decoração incrível, ainda temos que lidar com a textura pegajosa que fica no topo da unha.
A camada de dispersão também é chamada de goma ou camada pegajosa. Não podemos negar o quanto irrita quando surge essa camada, mas no tópico de hoje vamos compreender juntos sobre essa camada e como fazer a sua remoção da maneira correta. Vamos lá!
Como funciona a cama de dispersão
Antes de ir direto para a remoção, vamos entender o que de fato é, e o porquê de existir. Os esmaltes em gel e géis de modo geral necessitam passar pela polimerização em luz de LED ou UV, e é durante esse processo químico onde desencadeia a textura de goma no topo da unha.
Ao final do processo, quando passa pela solidificação, na superfície cria-se a camada pegajosa (não solidificada), por conta do oxigênio presente no ar que acaba inibindo a polimerização dessa camada superior do gel.
Entretanto, essa camada acaba sendo importante para alguns serviços, já que ela auxilia a aderir todas as camadas dos géis na sua unha natural.
Em alguns casos não é aconselhável retirar a goma (o que ocorre nas bases em gel e o próprio esmalte em gel), pois a sua cola é capaz de unir os produtos uns aos outros.
Quando temos que removê-la e como fazer essa remoção?
Como falamos anteriormente, algumas camadas de dispersão não devem ser removidas, porém na maioria dos casos é necessário remover, então vamos compreender em qual momento a goma deve ser removida.
As Nail designers sabem que toda esmaltação ou serviço com gel deverá ser finalizado utilizando um Top Coat, e é nessa fase que ocorre a necessidade de remover a goma.
Após a aplicação do Topcoat finalizador e selar a borda livre com ele, leve-o para polimerizar, após essa etapa você deve remover a camada pegajosa.
O que utilizar para remover a goma?
O Finishing Wipe possui fórmula especial para essa função.O segredo é umedecer bem um guardanapo, de preferência de tecido, para que não solte fiapos e que se mantenha regular na unha. Passe o guardanapo em movimentos circulares até eliminar toda a goma ou camada pegajosa.
Não recomendamos utilizar acetona ou removedores de esmalte, pois devemos lembrar que a acetona ataca as ligações do gel polimerizado, deixando-o frágil, sendo capaz até de retirar um pouco do verniz de gel criando um efeito seco.
Sempre utilize produtos da mesma marca, já que caso contrário pode haver incompatibilidade entre as fórmulas químicas de uma marca para outra.
E se o pigmento for removido com a camada de dispersão?
Algumas vezes mesmo utilizando o produto correto e fazendo o processo como deve ser feito, pode ocorrer do gel sair no guardanapo, esse defeito pode ser causado por alguns motivos como polimerização incorreta ou insuficiente, incompatibilidade dos produtos, pigmento dos géis (corrigir aplicando camadas mais finas ou deixar exposto a cabine por mais tempo), manuseio inadequado do guardanapo.
Viu como é simples? Se você se atentar no passo a passo e utilizar os produtos certos, a goma não será um problema para você na execução do seu serviço, e você terá resultados maravilhosos.
.png)


